O pensamento se acelera quando temos preocupações, quando não sabemos exatamente como será o dia do amanhã.

Você se lembra de alguma situação onde você foi enfrentar algo importante que poderia definir novos horizontes para sua vida ou o resultado que você iria conseguir lhe traria maior conforto, segurança e bem-estar?

Talvez você se lembre de alguma entrevista para um trabalho muito importante, ou a apresentação de um TCC, ou ainda no trabalho a apresentação de uma ideia que poderia mudar o rumo de sua carreira.

Quem sabe ainda se você é empresário, aquele momento do fechamento de um grande contrato, algo realmente que faria a diferença no futuro do seu negócio.

Perceba que apesar do desejo pela conquista de resultados positivos, a incerteza e a insegurança sobre a conquista desses objetivos começaram a lhe trazer dúvidas, os pensamentos fervilharam na sua mente com as possibilidades da conquista e as alternativas no caso do fracasso.

Perceba que o fracasso nada mais é que uma expectativa frustrada.

O que fazer então?

Primeiro, livre sua mente de tantas informações, expectativa, esperanças e possibilidades. Para isso anote todas quais as ações dependem de você para o sucesso do seu objetivo.

Para cada ação, escreva o que você fará, como fará e os prazos estabelecidos para a concretização dessas atividades.

Segundo, escreva sobre as consequências sobre você não conseguir o que deseja. Para isso pergunte para você mesmo… “se algo der errado e eu não conquistar o resultado desejado, o que de pior poderá acontecer? ”.

Faça então uma segunda pergunta “qual meu próximo passo se algo der errado, quais as alternativas de ações para continuar em busca da realização do que desejo? ”

Limpando sua mente, tirando daí os pensamentos sobre o que você irá ganhar se obter o sucesso, e por outro lado, livrando-se dos pensamentos sobre o que você irá perder se não conseguir o que deseja, isso irá lhe trazer uma diminuição na atividade cerebral, e com isso a ansiedade diminui.

Outro aspecto fundamental para minimizar a ansiedade, é você manter o controle sobre as ações necessárias para que seu objetivo seja concretizado, ou seja, tem que estar no seu controle.

Neste momento talvez você pergunte, e se eu depender que outras pessoas realizem algumas atividades? Neste caso, é importante delegar o que é necessário ser feito e o mais importante definir pontos de verificação do andamento do resultado que você espera dos colaboradores.

Com pelo menos 4 pontos de verificação, com data e hora marcada, você não fica ANSIOSO perguntando a todo o momento e não terá sua expectativa frustrada ao final do prazo.

Desta forma, você não fica ANSIOSO pensando se aquilo que não depende de você está sendo providenciado.

Tenha uma boa semana!