Um dos atributos presentes nos grandes líderes sem dúvida nenhuma é a manifestação de uma personalidade marcante e cativante por meio da comunicação e oratória que causa um alto impacto de credibilidade e confiança em quem os ouve.

Esse fator extra é o elemento fundamental por meio do qual o líder se impõe apresentando suas opiniões, concatenando ideias, perguntando, ouvindo, estabelecendo o interesse em buscar o consenso, mas acima de tudo se posicionando e buscando o consenso com foco na solução e evitando conflitos e maus entendimentos.

Cada vez mais as empresas procuram desenvolver lideres, pois é fator fundamental neste contexto de alta competitividade que vivemos, a presença de profissionais que tenham além do conhecimento técnico, a habilidade de se relacionar bem com a equipe e facilitar os meios para a produtividade e conquista de resultados.

OratóriaPara isso é fundamental a comunicação e a boa oratória para se expressar e cativar a confiança, admiração e respeito da equipe.

Você já percebeu que pessoas de sucesso têm a habilidade na expressão verbal e corporal e assim se destacam em situações como networking, condução de reuniões, apresentações de trabalhos, etc?  Dessa forma, conquistam a atenção e admiração do ouvinte, despertando confiança e credibilidade.

Na comunicação em público, quer numa apresentação para a equipe, ou apresentação de produtos, ou de ideias como plataforma política, um novo conceito, aula, na área jurídica para defender ou acusar; é fundamental transmitir CREDIBILIDADE, é fundamental desenvolver os atributos dos grandes oradores, os quais cativam e prendem a atenção das pessoas já nos primeiros minutos da comunicação.

É, nesses minutos iniciais, a grande oportunidade de estabelecer a confiança, o interesse e o respeito do ouvinte.

Associado a esta habilidade de reter a atenção nos primeiros minutos, vem a segunda parte mais importante, a capacidade de transmitir conteúdos e não apenas informar sobre determinado assunto.

Agregar valor a quem o ouve exige desenvolver a percepção e prática de conectar um novo conteúdo a aspectos do cotidiano dos ouvintes, para que esses possam desenvolver novas habilidades e conquistar resultados em suas vidas a partir do conhecimento adquirido.

Para isso é fundamental transmitir a informação com objetividade, clareza, naturalidade, vigor, simpatia, segurança, força e energia, conquistando assim uma personalidade marcante, cativante e convicta.

Enfim, para se tornar um LÍDER CATIVANTE e COMUNICATIVO, é necessário desenvolver 3 atributos fundamentais para o domínio da comunicação e oratória:

planejamento-negocio

  • Conhecimento e domínio das técnicas.
  • Conhecimento dos padrões de comunicação inter e intrapessoal.
  • Autoconhecimento e superação de padrões que limitam a efetividade da comunicação, desenvolvendo uma personalidade marcante e cativante.

 

Para desenvolver essas habilidades com rapidez e efetividade é importante o conhecimento de padrões técnicos presentes nos grandes oradores e do desenvolvimento de padrões de excelência na comunicação para desenvolver a habilidade e percepção na arte de conhecer pessoas.

Isso possibilitará identificar como se comunicar e agir com pessoas diferentes, como romper a falta de pro atividade, como ouvir e atender à necessidade das pessoas, como estabelecer a sintonia para a comunicação efetiva, enfim; ter recursos para melhor se expressar, se posicionar e se impor pela arte da comunicação persuasiva