Muitos perguntam, qual a diferença entre PNL e Coaching?  É a mesma coisa?  Alguns dizem que coaching não tem nada a haver com nada, coaching é uma metodologia que ajuda pessoas a descobrirem quais habilidades devem desenvolver para atingir resultados que deseja.

No coaching existe uma íntima relação entre o coach (o que aplica o método) e o coachee (o cliente, aquele que recebe a técnica).  Nesta íntima relação, o coach irá ajudar o coachee a se conscientizar de competências que lhe faltam ou de comportamentos que tem e que o impedem de atingir seus objetivos.  Para isso existe uma metodologia que varia de instituição para instituição, mas o objetivo é o mesmo, ou seja, AJUDAR.

Nesta relação entre coach e coachee deverá haver confiança, respeito, sigilo e acima de tudo a sincera intenção por parte do coach em AJUDAR efetivamente seu cliente, comemorar cada passo, cada vitória na direção da superação de dificuldades, limitações que o levarão ao sucesso.

Nesta relação o coach será tanto melhor quanto maior forem suas habilidades sutis voltadas ao relacionamento, comunicação, poder de empatia, poder de cativar a confiança, transparência com suas intenções, gostar de gente, enfim valores que determinam o diferencial do profissional ético e capaz.

Esses valores, também devem ser transferidos pelo coach durante as sessões com seu cliente, pois além de técnicas, planilhas, etc, estão as habilidade sutis que permitirão ao coachee também transmitir CONFIANÇA para as pessoas com as quais convive.  Essas pessoas serão determinantes para contribuir de forma direta ou indireta para que o coachee (cliente) conquiste seus resultados.

De onde vem o desenvolvimento dessas habilidades, desses valores que são tão importantes para a VIDA? Perceba que esses valores determinarão o bem estar por meio do qual as pessoas conviverão tanto na vida pessoal como profissional? Aí é que surge o termo PNL.  A PNL é teve sua origem com Bandler e Grinder, um linguista e um psicólogo que se uniram e criaram um sistema para sistematizar a forma como o ser humano funciona.  Por meio da PNL podemos entender como são formados padrões comportamentais que levam as pessoas a agirem da forma como agem.  Conhecendo esses padrões e os elementos por meio dos quais eles se formam, é possível ajudar pessoas a agirem em suas estruturas e mudarem comportamentos indesejados que as levam a não conquistarem o que desejam.

A PNL permite entender como é estabelecida a comunicação entre pessoas, como estabelecer a sintonia que determinará a confiança entre pessoas, como entender pessoas que têm preferências diferentes, como evitar o estresse nos relacionamentos, como evitar pensamentos que limitam seu potencial e suas ações.
Será que viver todas essas habilidades é importante para alguém que deseja desenvolver competências e habilidades para atingir resultados na vida?  Com certeza a resposta é SIM, pois RESULTADOS não têm muito sentido se não forem acompanhados pelo respeito, admiração e compartilhamento dos mesmos por pessoas que você ama e respeita.

O importante na vida nem sempre é O QUE SE TEM NA VIDA, mas QUEM SE TEM NA VIDA, e muitas vezes as pessoas só percebem isso quando não mais tiverem essas pessoas para compartilharem.
Então o que tem a ver COACHING com PNL?  TUDO.  Apesar de muitos não conseguirem definir e entender esta correlação, ela existe é real.

Talvez seja conveniente não citar a PNL, pois quando surgiu, trouxe grande reação pela rapidez e efetividade dos resultados que traziam na solução de casos de fobia, trauma, dores psicossomáticas, não que seja um processo terapêutico, mas um processo de autoconhecimento de como essas manifestações acontecem e assim ter o conhecimento de como mudá-las.  Apesar de hoje já ser tema de pós-graduação, doutorado, alguns profissionais ainda não se atentaram para esse conhecimento fantástico que em muito poderia ajudá-los em AJUDAR outras pessoas.

Poderia relatar aqui, milhares de casos que em 15 anos de experiência já presenciei, onde pessoas puderam se livrar de comportamentos limitantes, medos excessivos, manifestações psicossomáticas e tantas outras causas que impediam que conquistassem seus resultados.  Pessoas que pude ajudar pessoalmente a definirem metas grandiosas, superações incríveis após se livrarem das limitações impostas por padrões comportamentais limitantes que se instalaram ao longo de suas vidas.

Poder AJUDAR é algo que traz satisfação e gratificação indescritível, vale muito a pena.