Você já passou por alguma situação onde você teve que falar na frente de outras pessoas e bateu aquela sensação de medo? A mão suava, surge aquele friozinho na barriga, o coração acelerou e veio uma grande insegurança e dúvida se você iria conseguir ou não?

Quantas vezes nessas situações você precisa ter calma e apresentar suas ideias com clareza, pois você está diante de uma oportunidade ou de fechar um negócio, ou apresentar um TCC, ou vender sua imagem para um trabalho? No entanto, esses sentimentos que aparecem acabam fazendo que você tenha a VONTADE de SUMIR, e não enfrentar a situação de se expor por meio da comunicação.

Para evitar isso são necessários três elementos:

Conhecimento das boas práticas da comunicação

É necessário saber ouvir o outro antes de se posicionar. Para isso faça perguntas sobre o assunto, sobre a expectativa do interlocutor, pergunte sobre suas necessidades, e ouça com muita atenção, pois desta forma quando você for se posicionar apresentará informações relevantes que venham trazer soluções e satisfazer as expectativas de quem te ouve.  Isso é fundamental numa relação comercial, numa apresentação de um produto ou de uma empresa.  Mesmo numa entrevista de trabalho, se o candidato tiver a calma para perguntar antes quais as habilidades que a empresa deseja e quais soluções deverá entregar com seu trabalho, com certeza terá uma grande assertividade quando for falar de sua experiência profissional, pois poderá direcioná-la para a necessidade da empresa e não para aquilo que ele julga importante.

Conhecimento das técnicas da oratória

Em situações onde for necessário a apresentação pública, onde é necessário reter a atenção de várias pessoas ao mesmo tempo e certificar-se que todos estão entendendo e captando a informação que você deseja transmitir, é essencial o conhecimento de técnicas para conseguir isso.  Algumas dicas são:

– Fale alto, mesmo que você esteja utilizando microfone, fale alto e distancie o microfone da sua boca, pois ao falar alto, irá transmitir energia e dará um dinamismo na apresentação.

– Gesticule os braços e as pernas de tal forma que você possa representar por meio do seu corpo o conteúdo daquilo que você está falando.

– Olhe para a plateia para que as pessoas se sintam importantes e da mesma forma prestem atenção em você e no seu conteúdo.

– Coloque um sorriso nos lábios, fale como se estivesse falando com amigos e evite falar coisas controvérsias onde você poderá ter parte ou a totalidade da plateia em desacordo.

Autoconhecimento e controle emocional

De nada adiantará todo o conhecimento sobre comunicação e técnicas de oratória se o emocional estiver alterado na hora de falar. Este emocional alterado com excesso de preocupação ou dúvidas se você conseguirá ou não atingir seu objetivo é que dá origem aos sentimentos do frio da barriga, mão suando, etc.  Como evitar isso?

  • Crie uma imagem mental de você mesmo falando com tranquilidade e as pessoas olhando com admiração e concordando com tudo o que você está dizendo para elas.
  • Prepare-se com um conteúdo muito maior do que o necessário, pois o conhecimento profundo irá trazer maior tranquilidade.
  • Respire profundamente e lentamente pelo menos 5 vezes. Inspire contando até 5 lentamente e expire contando até 10 lentamente. Isso irá ajudar a reorganizar os níveis de adrenalina e cortisol no organismo e com isso trará uma maior calma.

Se os sintomas de medo exagerado permanecerem, aí será necessário técnicas específicas para dessensibilizarão de referências traumáticas do seu passado causadas por; um cala a boca na fase da vida infantil ou algum resultado que lhe colocou num estado emocional de vergonha ou tristeza enquanto você tentava se comunicar.